Abril laranja: combate à crueldade contra animais

abril laranja

Migos, hoje o papo é sério! Vamos falar sobre o ABRIL LARANJA! Essa campanha, criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), visa tocar os corações dos humanos sobre os inúmeros casos de crueldade contra nós, os animais. Gente, é sério: em pleno 2018 ainda existem monstros pessoas que nos maltratam, nos deixam viver em péssimas condições de higiene, nos torturam e até nos violentam! SOCORRO!

Durante todo o mês de abril, a ASPCA promove ações e campanhas de conscientização, para que a crueldade contra os animais seja combatida com mais força! E você também pode ajudar! Quer saber como? Confira a seguir:

 

Como colaborar com o ABRIL LARANJA?

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pra ajudar nessa luta é DENUNCIAR! Sim, denuncie! Se você vir uma pessoa na rua maltratando, agredindo, violentando ou fazendo qualquer coisa que afete o bem-estar de um animal, DE-NUN-CI-E!

Mas Zé, eu não posso ir lá na pessoa e fazer ela parar de agredir o animal?

Migo, melhor não! Sabe quando acontece um assalto e a gente não deve reagir, pra evitar que o assaltante reaja de maneira negativa? Então, no caso da violência contra um animal funciona mais ou menos da mesma forma… Denuncie ao invés de reagir, já que não temos o quanto o agressor pode ser violento contra nós!

Mas Zé, como eu faço pra denunciar?

É simples: a denúncia pode ser feita no órgão público competente de sua cidade, nos setores de vigilância sanitária, de zoonoses ou de meio ambiente. Não se esqueça de levar, se possível, provas ao fazer uma denúncia, tais como fotos, vídeos e/ou testemunhas (qualquer evidência do abuso serve!). Ah, e você também pode fazer a denúncia pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). É só  clicar aqui.

Mas Zé, existe alguma lei que proteja os animais?

Sim! No Brasil, o Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) diz o seguinte:

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

Mas Zé, eu posso comer laranja no ABRIL LARANJA?

Migos, melhor não! riiisos… Aliás, eu falo sobre isso nesse outro post! RiiISOS

 

A gente até fez uma foto especial sobre a campanha do ABRIL LARANJA lá no nosso Instagram, olha só:

Então, migos, fiquem de olho se os animais estão sofrendo maus tratos por aí e façam sua parte: DENUNCIEM!

 

1 beijo de cada um!

Zezé + Flori

Fonte: Petiko

SalvarSalvar

Deixe uma resposta