O que é que a banana tem?

fruta para cachorros pode não pode

Sabe, o pai sempre me dá um Biscrokinho pra me agradar (E EU NÃO TOU RECLAMANDO, LONGE DISSO!!!), mas vocês sabiam que ele também me dá frutas? SIM GENTE! Aqui em casa a gente tenta levar uma alimentação saudável (só nos dias que tem pizza que a gente sai da linha riiisos). Mas, apesar de supersaudáveis, existem algumas frutas que não são tão legais assim pra nós (algumas são até BEM PERIGOSAS!)

Daí, eu resolvi fazer uma listinha aqui com as frutas que PODEM e as que NÃO PODEM ser dadas pros nossos migos! Acompanha comigo:

 

 

BANANA

O pai falou que ela tem uns nutrientes bem bacanas, como potássio, vitamina A, C e fibras (eu não sei pra que servem essas coisas, mas o pai falou que são bons!). A banana ajuda a manter nosso sistema imunológico funcionando 100% (é o sistema que cuida das defesas do corpo.. é tipo um escudo, sabe?)… Ah, só uma dica: se for dar banana, é pra dar pouco e sem a casca, ok? RIIISOS

 

CAJU

Assim como a banana, o caju tem vitamina C e ferro, e é uma DE-LÍ-CIA! (tá, ele tem aquele lance que “amarra” a boca, mas se o seu migo curtir, pode dar sem medo!)… Ela também ajuda a manter o sistema imunológico funcionando direitinho (aquele, do escudo… lembra?) MAS PRESTA ATENÇÃO: nunca dê o caju com a castanha! Ela crua é perigosa não só pra gente, mas pros humanos também!

 

 

CAQUI

Nossa, essa aqui tem um monte de coisas legais: vitamina C, vitamina E, um monte de cálcio, fibra, fósforo (não é o de acender fogão, ok? riiisos)… Enfim, uma bomba de nutrientes! Além de ser suuuper docinha (a gente ama!). Mas lembrem-se: nada de exagero, ok?

 

 

 

GOIABA

Ao contrário da maioria das frutas, a goiaba pode ser oferecida com casca e tudo (isso até ajuda no melhor funcionamento do intestino!)… Graças a essa propriedade, ela ajuda a combater a diarreia!

 

 

 

KIWI

Além de ter um sabor único, dizem que a fruta é capaz de prevenir a formação de tumores! NOSSA! Achei poderosa! riiisos… Ela também é rica em vitamina C, fibras e magnésio (não, não é aquele do X-Men! RIIISOS) Ah, tire a casca antes de servir! Riiisos

 

 

 

MAÇÃ

Ela é uma opção bem legal pra complementar a nossa nutrição diária, já que também está carregada de nutrientes legais!  Só uma coisa: não dê o talo nem as sementes (é que rola a liberação de um tal de ácido cianídrico, e isso não é legal pra gente, ok?)

 

 

 

MANGA

Sabe aquela história do “cão chupando manga”? Pois é: É UMA MARAVILHA RIIISOS!!! Ela tem bastante fibras e vitamina C, e é indicada pra ajudar na alimentação quando rola um desequilíbrio nutricional! Mas gente, cuidado: não ofereça a fruta com casca nem com caroço! (Imagina se eu me engasgo com esse caroço? CRUZES!!!)

 

 

MORANGO

Se for oferecer essa fruta, prefira uma versão orgânica (sério, agrotóxicos não estão com nada 😛 ). A fruta é pouco calórica (o que ajuda a manter meu shape sempre incrível! riiisos) e ainda melhora as funções cerebrais (gente, se eu já sou esperto assim, imagina comendo um moranguinho!!! RIIISOS). Mas também não pode exagerar na quantidade, ok?

 

 

PERA

Tem vitamina A, C, várias do complexo B (será que ele é complexo mesmo? RIIISOS)… É doce, gostosa de comer… É MARAVILHOSA! Mas, assim como a maçã, não sirva com o talo nem com as sementes!

 

 

 

ABACAXI

O problema dessa fruta é sua acidez! Se o seu cãozinho tiver gastrite e você não souber, o abacaxi vai fazer a situação piorar! E outra: oferecer com a casca é pior ainda, pois ela ataca o sistema gastrointestinal do seu migo 🙁

 

 

 

ABACATE

VIXI! Ese é perigoso, gente! Ele tem uma substância tóxica pra gente, chamada PERSINA (ela causa inflamação das glândulas mamárias e até insuficiência cardíaca…) Outro problema é que a fruta é bem gordurosa (e os cães têm dificuldade de digerir grandes quantidades de gordura vegetal),,, Então, ela pode atacar o sistema gastrointestinal também… MELHOR EVITAR!

 

CARAMBOLA

Outra fruta perigosa pra gente! Ela possui uma toxina que não é filtrada pelos rins dos migos que  sofrem de insuficiência renal. Se você não tiver certeza de como andam os rins do seu migo (bom, o ideal é saber né… bora fazer um checkup?), o melhor é deixar a carambola longe deles!

 

 

 

LARANJA

Assim como o abacaxi, a acidez da fruta é o problema! Se não soubermos como anda o estômago do nosso amigão, melhor evitar! E outra coisa: a casca da laranja pode “queimar” nossa boquinha 🙁

 

 

 

UVA

Olha, essa aqui é meio controversa ainda, tendo até uma galera que diz que cães que comeram uva chegaram a falecer (AI GENTE! SERÁ?) Alguns estudos dizem que ela causa lesões graves nos rins dos cães! Então, vamos deixar as uvas dentro da fruteira e longe dos amigos riiisos

 

 

 

É isso, pessoal!

Escolham bem as frutas que vão oferecer pros seus amigos e, na dúvida, consulte um veterinário!

 

1 beijo de cada um!

Zezé + Flori

 

Fonte: Portal do Dog

 

Salvar

Deixe uma resposta